Por Virginia Pinheiro
Na hora de escolher e comprar tecido para confeccionar suas roupas, ou quando for comprar uma peça pronta, é importante saber qual tecido escolher ou de que tecido é feita a roupa que você está levando.
Tecidos naturais
As fibras naturais são o algodão, o linho, a lã e a seda. Todos eles são de toque macio e agradável, duráveis, resistentes e “respiram”, não provocam odor desagradável.
Algodão
O algodão é uma das fibras vegetais mais populares do mundo. O tecido é macio, suave e confortável, de secagem rápida, de fácil manuseio e resistente a todos os climas. Além de ser hipoalergênico (baixa tendência para provocar reações alérgicas), o algodão pode ser misturado com outros tipos de fibras sintéticas ou naturais.
Linho
O linho é um dos tecidos mais nobres que existem, ele feito de uma planta fibrosa do mesmo nome que tem como semente a linhaça (aquela que comemos). Os tecidos dos fios de linho, devido a sua durabilidade, beleza e maciez, são usados tanto na confecção de roupas para vestir como nas roupas para cama e mesa.
Lã
A lã é feita a partir do pelo de ovelhas, camelos, lhamas e cabras, é um tecido muito quente, ideal para baixas temperaturas. Entretanto, você encontra no mercado vários tipos de lã que podem se adequar à temperatura e ao modelo de roupa que você deseja. Existe a lã pura (não misturada a outros tecidos), a flanela de lã, a lã escocesa, o crepe de lã, e o cashemere, entre outros. Exceto a lã pura, todas os outras são tecidos confeccionados à base de lã, ou seja, na sua composição pode-se encontrar outros tipos de fibras, sintéticas ou naturais.
Seda
A seda é a fibra proveniente do casulo da lagarta Bombyx Mori. De textura fina e brilho incomparável a seda é muito agradável ao toque. A seda é muito usada na confecção de camisas, blusas, vestidos e xales.
Tafetá
O tafetá é um tecido acetinado feito de seda fina, tem boa durabilidade e resistência. De textura mais rígida, feito em várias cores, padrões e desenhos o tafetá é ideal para vestidos de noite.
Cetim
O cetim é um tecido mole e brilhante, feito com fios finos de seda em tramas bem fechadas é ideal para confeccionar vestidos de festa, camisas e blusas finas.
Tecidos sintéticos
Os tecidos sintéticos são fibras produzidas não pela natureza, mas pelo homem. Eles tem como matéria-prima produtos químicos da indústria petroquímica sendo que as mais conhecidas são: elastano, lycras, viscose, poliéster, nylon e rayon. As fibras sintéticas são vulneráveis à mudança de temperatura, não absorvem a transpiração, secam rapidamente, são resistentes e quase não amassam.
Importante:
Antes de comprar uma roupa não deixe de olhar a etiqueta (aquela que está costurada do lado de dentro); é nessa etiqueta que está registrado os fios que compõe cada peça.
Uma peça que contém maior proporção de tecido natural é sempre mais cara, porém, seu toque é mais agradável, é mais fresquinha, retém o suor e não provoca maus odores. Já uma peça com maior quantidade de tecido sintético é mais barata, é mais quente (não absorve a transpiração, cuidado com o cheiro!), não amassa tanto e é mais fácil de lavar e secar. É bom saber que todas as peças que contém stretch/elastano, apresenta fios sintético na sua composição.
Sem comentários